A origem da
Harley Davidson.
A Harley Davidson é uma empresa de motos
norte-americana que foi fundada na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin,
no início do século XX, nomeadamente no ano de 1903. O seu aparecimento
deve-se à ação de dois jovens, William S. Harley e Arthur Davidson, que
resolveram instalar um motor num quadro de uma bicicleta, com o intuito de se
deslocarem de uma forma mais rápida e confortável nas subidas e competições.
Este feito foi um tremendo sucesso na época e isso permitiu lançar as bases
de uma das empresas de motos que viria a ser uma das mais conhecidas em todo
o mundo, a Harley Davidson.
O nascimento
de uma lenda.
Os fundadores da Harley Davidson, William S.
Harley e Arthur Davidson, começaram por construir um veículo de duas rodas
que era alimentado por um motor de um cilindro de combustão a gasolina.
Tratava-se de um motor único, com 410 cm3 que desenvolvia três cavalos de
potência. Estava equipado com uma válvula de admissão automática e tinha um
sistema de transmissão de correia. Esta foi a primeira
moto construída pela Harley Davidson e ficou conhecida como a
lendária Silent Gray Fellow.
O crescimento
da Harley Davidson no início do século XX.
No ano de 1907, juntaram-se os primos William
e Walter Davidson à empresa e a marca começou a ficar cada vez mais
conhecida, aumentando a sua produção para mais de cem motos por ano. Nesse
mesmo ano, a fim de fazer uma demonstração da qualidade das motos fabricadas,
Walter Davidson participa e vence uma famosa corrida de resistência. Além da
vitória, conseguiu estabelecer um novo recorde ao percorrer uma distância de
300 quilómetros com menos de cinco litros de combustível e isso foi
suficiente para a polícia americana começar a equipar a sua frota com motos
Harley Davidson. Em 1909, Bill Harley construiu o primeiro motor V-Twin com sete cavalos de potência e
foi nesta altura que nasceu o “famoso” ângulo de 45 graus, um dos símbolos
principais da marca.
A Harley
Davidson durante a I e II Guerra Mundial.
A Harley Davidson teve um papel preponderante
no auxílio das tropas americanas durante a I e a II Guerra Mundial.
No apogeu da I Guerra Mundial (1917), um terço
de todas as Harleys Davidsons foram enviadas para o exterior com o intuito de
ajudar os soldados em combate e a minimizar os seus esforços de guerra. No
ano seguinte, cerca de metade das motos produzidas foram vendidas ao exército
dos Estados Unidos da América (EUA), com o intuito de reforçar a sua armada.
No final da guerra, foram utilizadas cerca de 20.000 motos, sendo que a
maioria delas foram Harley Davidson. Este foi o período que consagrou a
Harley Davidson como a maior fábrica de motos
em todo o mundo, com cerca de 2.000 concessionários em mais de 67 países
diferentes.
A segunda
Guerra Mundial.
Durante a II Guerra Mundial, a Harley Davidson
continuou a atender ao chamado dever patriótico e enviou os seus modelos para
o exterior para ajudar nos esforços de guerra. Nesse sentido, construiu mais
de 80 mil motos de 750 cm3 nas versões WLA, WLC, WSR, com e sem carro
lateral. Durante este período, a quase totalidade das motos produzidas pela
Harley Davidson foram máquinas militares.
O símbolo do
sonho americano.
Depois da II Guerra Mundial, as motos Harley
Davidson passaram a ser utilizadas em massa e isso foi suficiente para ser considerado
um símbolo do sonho americano. Nesse sentido, a compra de uma moto Harley Davidson garantia
uma igualdade de oportunidades entre todos e representava o esforço e a
determinação de cada um em atingir os seus objetivos de vida. A introdução do
modelo Sportster (1957), um dos maiores sucessos da marca, também desempenhou
um papel fundamental na aproximação, união e fraternidade de todos os motards
e essa sempre foi a imagem de qualidade da marca.
A entrada em
bolsa.
No ano de 1965, assistiu-se ao início de uma
nova fase na história da Harley Davidson: a entrada em bolsa. A empresa
American Machine Foundry (AMF), um fabricante norte-americano de produtos de
lazer, adquiriu a maioria das ações da Harley e, em pouco tempo, o logótipo
da AMF começou a aparecer nos tanques de todas as Harleys.
Com esta fusão de interesses, a produção das Harley Davidson passou de 15.000 para 75.000 unidades por ano, contudo, a qualidade das motos e dos materiais utilizados diminuiu consideravelmente.
A partir da
década de 70.
A partir da década de 70, assistiu-se a uma
série de mudanças que permitiram à Harley Davidson desenvolver novos modelos,
mais rápidos e completos, que vieram revolucionar o mercado motociclístico
mundial. É disso exemplo, o lançamento da Cruiser, Low Rider, Electra Glide
Sport, Softail, a Dyna e a Fat Boy, entre outras. Estas alterações permitiram
que a marca americana se tornasse mais competitiva nas pistas e no asfalto e
isso permitiu reforçar a sua posição no mercado face às investidas e
desenvolvimento das marcas japonesas.
Os anos 80.
Na década de 80, treze executivos seniores da
empresa assinaram uma carta de intenção para comprar as ações da Harley
Davidson que pertenciam à AMF e, em junho desse mesmo ano, a compra foi
concretizada. A partir daqui a marca adotou a frase “The eagle soars alone”
(A águia voa sozinha) e seguiu o seu próprio caminho. Em 1983, deu-se o
aparecimento do Grupo de Donos da Harley (Harley Owners Group – HOG), uma
instituição que patrocinava corridas, organizava eventos e mantinha todos os
motards em contacto. Em 1984, na primeira corrida organizada pelo HOG
estiveram presentes 28 motards; hoje existem mais de 750 mil membros.
As Harley
Davidson nos dias de hoje.
Atualmente, a Harley Davidson é uma das marcas
de motos de referência no motociclismo mundial, pois a sua condução é única e
incomparável em relação às demais. A marca americana está presente em todos
os continentes e produz cerca de 280 mil motos por ano. Também se destaca a
diversidade da sua oferta, que oferece mais de 28 modelos diferentes para
todos os gostos nos mais de 1300 postos de vendas espalhados em todo o mundo.
A marca também comercializa roupas e acessórios e distingue-se,
principalmente, pela venda de atitude e estilo de um motard e esse é o
verdadeiro espírito da Harley Davidson.
MC Camaleões
do Asfalto.
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quarta-feira, 21 de setembro de 2011
A HISTORIA DA HARLEY DAVIDSON.
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